Helping

Hands
logo

PROJECTO

dobra_ titulos_ paginas
1
2

Problema

Ideia

Implementação

iliteracia informatica sao tome

Hoje em dia muitos de nós que habitamos em Portugal podemos dizer que, de alguma forma, as tecnologias de informação tiveram um papel importante nas nossas vidas, seja a nível académico seja a nível profissional.

No entanto a realidade em São Tomé ainda é bastante diferente. Segundo dados dos Censos de 2012, em São Tomé e Princípe apenas 7,3% das habitações tinham um computador em casa. Para termos uma comparação, há mesma data em Portugal, a mesma taxa era de 66,1%. Estes meios de acesso e partilha de informação permitem a criação de novos negócios e o desenvolvimento de negócios locais.

3
proposta valor

Vamos contruir um centro informático de maneira a disponibilizar meios de acesso à informação gratuitos e dar formação através de sessões de workshop e palestras. As sessões de workshop servirão para abordar temas mais práticos sobre como utilizar ferramentas básicas de trabalho, como o Word, Powerpoint ou Excel, e ainda sobre como criar um site, uma conta de correio electrónico e uma conta de Skype. As palestras decorrerão durante 5 semanas todas as 6ªs-feiras e abordarão temas como as vantagens em utilizar estas tecnologias tanto a nível académico como profíssional, as potencialidades das TI para os negócios, a importância em manter um sistema de informação e uma boa base de dados. A estas sessões chamámos "sextas feiras digitais". Capacitaremos duas pessoas que ficarão responsáveis pela gestão do centro e por divulgar os cursos online posteriores.

 

 

O centro informático será construído na comunidade de Neves, distrito de Lembá, onde se verifica a maior taxa de habitações sem computador em São Tomé, durante os meses de Agosto e Setembro. O espaço é cedido pelas Irmãs de Lembá e pretendemos equipar com 20 computadores e 1 projector. Os computadores estão a ser angariados através de parcerias e apoios de empresas como a ROFF, a Repsol e a Entrajuda. Este material será transportado até São Tomé de barco e avião, onde teremos algumas despesas. Nesse sentido estamos a procurar obter algum financiamento com a disponibilização de T-Shirts personalizadas por nós com um bolso de capolana. 

 

 

 

 

neves_taxa

Faz dowload do Portfólio do projecto aqui

Se não tiveste oportunidade de assistir ao vivo ao nosso Pitch, vê agora em video a nossa apresentação na FNAC do Colombo em Lisboa.